quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PLANO DE AULA SOBRE O FILME SHREK

PLANO DE AULA SOBRE O FILME SHREK

SINOPSE
Em um pântano longínquo e distante, mora um ogro verde,mal-humorado chamado Shrek que não gosta de receber visitas, pois se sente rejeitado por ser tão feio, grande e desajeitado. Da noite para o dia o seu pântano é invadido por vários personagens de contos de fadas , que foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad .Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.
título original:Shrek
gênero:Animação
duração:01 hs 33 min
ano de lançamento:2001
música:Harry Gregson-Williams e John Powell

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola-Creche municipal de Pedra Branca
Disciplina: Interdisciplinar
Turma: 4 e 5 anos
Professor (a): Maria Pavarin e Vanessa Poliana Weiwanko

2. OBJETIVOS GERAIS
Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos;
Conceituar meio ambiente;
Distinguir os componentes da natureza;
Analisar a diferença entre o ser vivo e o ser não - vivo;
Entender a socialização ex: burro e Shrek;
O valor da amizade;
Aprender sobre a própria identidade;
fazê-las entender sobre as atitudes preconceituosas;
Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos;






3. CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Informações a respeito do ambiente em que o aluno vive.


4. METODOLOGIA
Projeção em vídeo do filme: "SHREK", que será utilizado para iniciar a discussão
sobre conceito do meio em que cada aluno vive,suas experiências, preconceitos e
a convivência entre eles.
Recortar de jornais e revistas figuras que mostrem moradias diferentes.
Fazer desenhos de suas próprias casas.
Recorte de gravuras que tenham: ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais.
Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não
vivos;
Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;

5. CRONOGRAMA
Um dia (8 horas)

6.RECURSOS
DVD do filme, cartolina, canetão , lápis de cor, lápis, borracha, papel rigesa, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.

7. AVALIAÇÃO
Será de forma gradativa e continua.


Mensagem final
"Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar idéias e compartilhar experiências com facilidade"

Um comentário: